Desde que chegou ao Brasil trazido da Bolívia, o GNV, (gás natural veicular), tem sido um aliado dos taxistas, na busca por baixar despesas com combustível.
Essa conversão é feita através de um kit, instalado no carro, por empresas especializadas.
O gás vai ficar armazenado em cilindros instalados geralmente no porta malas do veiculo, esses cilindros são feitos para resistir a alta preção, e o gás é colocado nesse cilindro em aproximadamente 220 bar.
Um dos principais itens do kit é o redutor de preção, ele faz exatamente isso, reduz a preção do armazenamento até a pressão utilizada no motor.
Para alterar entre um combustível GLP (gasolina, álcool...) e o GNV, é instalado no painel do carro uma chave comutadora.
È recomendado que se coloque uma chave para desligar manualmente a bomba de combustível, a bomba elétrica do tanque, para que não estrague por ficar ligada sem ser usado; Também se recomenda que rode às vezes mesmo que um pouco com GLP, para limpeza dos bicos que ficam parados quando o GNV esta sendo usado, também se deve procurar uma empresa credenciada pelo INMETRO para instalar o kit.
O GNV é indicado para carros que rodam no mínimo 1000 kilometros por mês, por causa do alto investimento para a conversão.
Os cilindros de 13 a 27 m3 que são usados nos carros podem rodar em média 180 a 300 km.
O siena tetrafuel, foi o primeiro carro brasileiro que opera com até quatro combustíveis, álcool, gasolina original, gasolina aditivada e GNV, original de fábrica.
Pontos favoráveis:
1- O GNV ao contrário dos combustíveis derivados do petróleo polui menos, uma vez que a sua combustão é mais completa.
2- A economia pode chegar a 70%.
Pontos negativos:
1- Nem sempre se tem um ponto de abastecimento de GNV próximo.
2- Os cilindros de GNV ocupam por volta de 30% do porta malas.
3- Os cilindros devem ser revisados de 5 em 5 anos, e isso gera um custo.
4- Nos documentos do veiculo deve constar a alteração de combustível, também gera custo.
5- Os carros com GNV tem uma perda de potencia que varia de acordo com o modelo, se acentuando em motores de baixa potencia.
Por causa de todos esses contras, nem todos os taxistas aderiram ao gás natural, e com o preço aumentando, já tem quem usava e abandonou esse combustível. Até porque às vezes os clientes pensão que o taxi com gás vai cobrar mais barato, mas não é para cobrar menos do passageiro que se faz um investimento desse valor, e sim para diminuir despesas.
Lik relacionado:
http://www.anp.gov.br/falecomanp/duvidas_perguntas.asp?cod=18&nom=GNV+-+G%E1s+Natural+Veicular
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