Radio Táxi

As centrais de rádio taxis, que todos conhecemos, são uma boa opção para quem esta com pressa de chegar a algum lugar, ou não tem o número de um taxista conhecido, até porque a maior parte das centrais atendem 24h por dia.


Não são muitas as cidades que tem essas centrais, mas tem cidades que tem mais de uma, como Porto Alegre, São Paulo... Às vezes em forma de associação, às vezes de cooperativa, ou até mesmo sindicatos, que defendem os interesses dos motoristas de taxi e dos usuários.

Para melhor atender os clientes, e por questão de organização, são feito medidas nas ruas próximas dos pontos, para que seja mandado o taxi mais próximo do endereço, e chegue rapidamente até o cliente.

Em geral o usuário não tem despesa extra por ligar para a central, vai pagar apenas a corrida, quem mantém essa central são os taxistas, através de mensalidades e (ou) taxa, por corrida que faz através da central.

Os taxistas não são obrigados a se associar as centrais de radio taxi, isso é opcional, a maior parte opta por se associar, porque aumenta as chances de trabalhar melhor e a segurança, porque através do radio, os colegas podem monitorar a localização e a situação do taxista.

Para se associar o taxista precisa comprar uma licença que é liberada pela ANATEL, e fazer um cadastro junto á rádio taxi.

Com a facilidade de se ter um celular hoje, as chamadas nas centrais diminuíram muito, as pessoas, por segurança, preferem ligar sempre para o mesmo taxista, embora os usuários possam pedir pelo táxi de sua preferência quando ligar para a central, quando o cliente liga para a central, fala com um operador de rádio taxi, e esse operador chama o taxista e passa o endereço, então se o taxista estiver fora do carro pode não ouvir o chamado e perder a corrida, esse é um dos motivos dos taxistas preferirem que os clientes liguem para o celular, além de que diminui a despesa do taxista junto a radio taxi, e ainda permite falar diretamente com o cliente, de forma que fica mais fácil negociar preço, e se estiver ocupado de perguntar se tem tempo suficiente para chegar até ele.


2 comentários to "Radio Táxi"

  • Sou taxista em Curitiba, Paraná, pertenço a uma Associação de Rádio Táxi, a Associação Radio Taxi Roddo Capital, minhas considerações para o assunto "Rádio Táxi" são as seguintes: existia em minha Rádio Taxi um sistema de captação de corridas via telefones e distribuição através de rádios VHF, esse sistema vinha funcionando bem a mais ou menos 25 anos, derrepente acharam que tinha que inovar, investir em tecnologia, de acordo com as hipóteses tudo ficaria mais tranquilo, mais rápido e econômico, um ledo engano, tem dias que o negócio nem funciona, dia de chuva principalmente, o dia que mais precisamos do sistema, ele simplesmente não funciona, esse sistema é integrado com GPS, GPRS (telefonia celular) e internet, para os três funcionarem perfeitamente ficou difícil.
    As coisas não funcionam como o esperado e ainda por cima custa muito caro manter o sistema, só com a operadora de telefonia celuar gastamos em torno de 13.000,00 reias por mês, então pensem bem antes de mudar o seu sistema, que custa muito barato e é extremamente eficiente.

  • Caro,

    estou disponibilizando um servico de chamada de taxi pela internet. Eu conheco esse empresa que colocou o sistema na sua associação. Eles prometem mundos e fundos, mas não conseguem entregar 1/3 do que prometem. E meu sistema é totalmente automatizado, nao requer GPS e internet no veiculo. É baseado no velho cadastro de taxistas da região. Ele não usa a radio-frequencia, mas usa sms para chamar o taxista, e otaxista que aceitar primeiro a chamada ganha os detalhes, permitindo assim realizar a corrida.

    o meu site é: www.taxisimples.com.br

    Fernando Chucre - CEO

Postar um comentário

Deixe perguntas e sugestões.