Muita gente tem verdadeira fobia do taxímetro, parece que aquele negócio não para de aumentar, mas hoje vou tentar esclarecer como funciona o taxímetro.
O taxímetro é acionado pelo motorista, quando o passageiro entra no taxi, e já mostra um valor, que é a taxa de arrancada.
O taxímetro tem um sensor que detecta quando o carro esta em movimento ou parado, quando em movimento faz a cobrança por kilometro rodado, quando parado passa a cobrar por hora.
O valor das taxas variam de um município para outro, desde a taxa da arrancada, kilometro rodado, o valor da hora parada e as bandeiras 1 e 2. Existe ainda outra taxa, que é a taxa de volume, ou uso do porta malas, quando o porta malas é utilizado o taxista pode cobrar essa taxa.
As bandeiras um e dois também variam de um município para o outro, em alguns o uso da bandeira dois já começa na sexta-feira às 22 horas e vai até as 06 horas da manha de segunda-feira, em outros, no sábado ainda é usada a bandeira um, a bandeira dois também geralmente é usada todas as noites e nos feriados.
O usuário também tem a opção de negociar o valor da corrida antecipadamente, eu acredito que o uso do taxímetro é a melhor opção para que o valor justo seja cobrado.
Para controle do taxista o taxímetro ainda tem um totalizar, que raramente é usado.
Alguns modelos de taxímetros têm saída para impressora, uma impressora que vai emitir um recibo para o cliente e outro para o taxista, mas também é muito pouco usado.
Se o taxista alterar as características de rodas ou pneus, essas mudanças vão afetar o taxímetro, sendo necessário fazer os devidos ajustes.
O taxímetro é aferido pelo Inmetro uma vez por ano, para que seu funcionamento esteja de acordo com as normas.
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