Em geral, os locais dos pontos e a quantia de taxi para cada ponto é determinado pela prefeitura.
Mas cada ponto tem regras próprias, para o bom funcionamento do ponto, para evitar constrangimentos e desentendimentos.
Quando tem uma corrida, sai preferencialmente o taxi que esta na vez, ou na ponta da fila, a preferência é para o taxi que chegou primeiro no ponto, salvo exceções.
Casos onde os colegas permitem sair o taxi do meio da fila com a corrida:
1 As vezes o cliente tem preferência por um motorista ou carro
2 As vezes é necessário um carro maior ou uma camioneta, por ter bagagem, algum eletrodoméstico, ou até pessoas com limitações e necessidades especiais como obesidade, idosos por exemplo tem dificuldades de entrar em carros altos como caminhonetes, por isso preferem carros menores...
Cada taxi tem seu ponto estabelecido, ou não tem ponto, mas na maioria das cidades ele pode pegar uma corrida em outro ponto, desde que não haja taxi daquele ponto naquele momento ali, em algumas cidades, se um taxi chegar ao ponto e não tiver outro taxi, ele pode ficar ali até vir uma corrida, mesmo que chegue um taxi do ponto, como é o caso de Porto Alegre, isso é chamado de ponta livre, mas na maioria das cidades quando chega um taxi do ponto, o que não é dali tem que sair, mesmo sem ter pegado corrida.
Alguns pontos têm o que é chamado de ponta seca, ou seja, é escolhido via sorteio, um dia para um taxi ser o ponta, ou o da vez, o dia todo, ou seja, ele sai com corrida, quando volta não vai para o fim da fila, vai direto para a ponta, esse sorteio é feito de forma que todos têm o seu dia de ponta seca, uma vez sorteado esse ta fora, até todos terem o seu dia, mas isso é uma organização do próprio ponto, um acordo entre os colegas.
Um colega meu às vezes diz brincado que, ponto de táxi é como curva de rio, tudo que é lixo para ali, hehehe, ele fala isso porque por ali passa muita gente, de todo tipo e feitio, catadores de lixo, andarilhos, fofoqueiros, mentirosos, trapaceiros, se vê meio de tudo, mas não é só lixo que passa por ali, também passam vendedores ambulantes querendo vender seus produtos, profissionais divulgando seu trabalho, políticos em busca de parcerias, querendo ou não, os taxistas na maioria das vezes são formadores de opinião, e seria bom se alguém procurando um produto ou serviço que você faz, o taxista indicasse você.
Mas o que se faz quase mais do que corrida, é dar informações, parece que a função principal do taxista é ajudar os perdidos, coisa que na maioria das vezes os taxistas fazem com grande prazer, desde que o interessado desça do carro e chegue com educação perguntando, o que precisa saber, porque tem casos em que as pessoas querem que o taxista atravesse a rua, às vezes na chuva, para dar informação, como se fosse pago para isso, aí fica complicado!
0 comentários to "Pontos de táxi"
Postar um comentário
Deixe perguntas e sugestões.