Hoje temos um problema muito grave no comércio, que é a concorrência pelo preço, os clientes já acostumaram a pechinchar, pesquisar preços, avaliar antes de comprar um produto ou contratar um serviço; No táxi não é diferente, são poucos os taxistas que trabalhem pelo taxímetro, principalmente a noite e em corridas de maior distancia.
Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, ´´seu cliente pode pagar mais``, o objetivo do livro é mostrar que você cocegue fazer o seu cliente pagar o valor real do seu produto ou serviço.
Falando de táxi, tenho visto dois extremos, ou o taxista deixa o cliente bem faceiro e trabalha com um lucro mínimo, quase nada, ou manda ele ir com o outro.
Acredito que com bons argumentos, você não vai perder a corrida e ainda receber o valor justo.
Diga ao cliente que vai ir pelo melhor caminho, que vai diminuir a distancia e o valor da corrida.
Fale das vantagens de ele ir com você, (meu carro esta abastecido e revisado, você não precisa se preocupar, vai chegar ao destino, meu carro esta limpo e cheiroso, preparado para atende-lo, ligo o ar condicionado, os insulfimes que tem no meu carro vão te dar segurança e privacidade, sou motorista qualificado, prudente, vais ir ao destino com segurança...).
Explique que você esta trabalhando, que esse é o seu ganha pão, que não é só com combustivel que você tem despesa.
Muitas vezes o cliente pode pagar o preço justo, só que, se conseguir por menos melhor para ele.
Sei que as vezes o problema é a má fé de colegas que esperam você dar o seu preço para oferecer por menos, essa especulação é prejudicial a todos, ele pode levar essa corrida e perder outra, ganha hoje e perde amanha, por que outro colega pode fazer o mesmo com ele no dia seguinte.
Vi um caso um dia em frente a uma boate:O camarada saiu da boate e chegou no taxista da ponta da fila, pergunto quanto ele cobraria para leva-lo em casa, depois de explicar o endereço o taxista deu o preço, o camarada ouviu o taxista e foi para o segundo da fila e fez a mesma pergunta, ao qual nem quis saber o endereço, e disse ao passageiro:
-O meu preço é igual o do outro taxista.Achei esse comportamento exemplar do colega, imediatamente o congratulei por isso.
Essa forma de proceder disciplina o cliente, acostuma ele a pagar o preço justo, e cada um faz a sua corrida e ganho o seu dinheiro, a final todos precisam.
7 de out. de 2010
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Comversa no táxi
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1 comentários
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1 comentários to "Concorrêcia pelo preço"
Anônimo says:
Gostei muito de seu artigo. Qualidade no atendimento e ética são fundamentais.