Black Cabs

Uma das coisas que se destacaram em Londres nas olimpiedas deste ano, foram os black Cabs, os famosos taxis de Londres.
Também conhecidos como Hackney Carriages,  em 1959 foi lançado o primeiro veiculo no mundo especialmente fabricado para o taxi. Esse veiculo hoje é produzido artesanalmente e vendido para varias partes do mundo, com minimas mudanças no design para manter a tradição.
Esses carros contam com alguns diferenciais como o porta malas que fica ao lado do motorista, em vez de outro banco de passageiro, a traz cabem cinco pessoas bem confortavelmente sentados, também se tem uma grande preocupação com as pessoas com dificuldade de locomoção, alguns acentos giram em direção a saída e tem alças para se segurarem, entre o motorista e os acentos de passageiros tem um acrílico, dando privacidade aos passageiros e segurança para o motorista, em bora isso não seja uma preocupação como é aqui.
Fico penando quando vão trazer para nós uns desses, ou fazer algum carro especifico para taxi no Brasil?

Read more


Taxi Elétrico


A cidade de São Paulo, ganhou um presente do dia inter nacional do meio ambiente, um Nissan Liaf, carro movido a eletricidade, que vai atuar como taxi na cidade, esse é um projeto teste em parceria com duas empresas privadas de taxi, a prefeitura e a Nisan.

A previsão é que em breve serão 10 carros deste rodando pela cidade, a idéia é incentivar o uso deste tipo de veiculo, que além de ser ecologicamente correto, também é bem mais econômico que carros com GNV ou GLP.

Mais uma grande vantagem desse carro é que as revisões tendem a ser com espaços maiores entre uma e outra e mais baratas, por que não tem olho, filtro de olho, velas, cabos de vela...
Sem falar na ausência de ruido, que é característico desse tipo de veiculo, o Liaf também se destacou nesse quesito.

Com a bateria toda carregada esse veiculo pode rodar em torno de 160 km, e leva aproximadamente 8 horas para recarregar, mas tem carregadores rápidos que levam em torno de 30 minutos, o carro deve ser recarregado em um terminal especifico que vai funcionar em 110v ou 220v.

A potencia desse veiculo é de 80 KW, cerca de 107 cv, semelhante a um carro a combustão 1.4, nos testes ele se destacou pelo torque, que é percebido nas arrancadas e subidas, a velocidade máxima não ultrapassou os 148 km/h.

Hoje esse carro esta custando no Brasil a barbada de R$ 200,00,00, não é para qualquer um, ja se estuda incentivos fiscais para esse tipo de veiculo, mas nada concreto ainda.

Read more